Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 7 de abril de 2014

a minha nova secretária velha

há umas semanas trouxemos esta secretária da quinta, para ser a minha nova-velha mesa no escritório. de facto, desde que fizemos as mudanças no escritório, e que cedi a minha mega mesa (por falta de espaço), tinha ficado e com uma mini mesa meia lua, que se revelou manifestamente insuficiente para todas as minhas tralhas.
este móvel é mais um dos da madamme laurent  que foi salvo de um fim trágico, provavelmente numa pira gigante.
para quem frequenta as nossas casas, sabe que a presença desta senhora está por todo o lado: desde copos do casino do estoril, até camas com marcas das garras dos seus múltiplos gatos, molduras e fotografias da mesma em poses artísticas, etc.
acho que nunca contei a sua história aqui neste blog, é bastante triste.
em resumo, a madamme laurent era arrendatária de um tio do d.. durante a sua vida, foi artista, (julgo que era atriz) e terá vivido uma vida agitada e interessante.
quando morreu, não tinha família nem amigos próximos e só foi encontrada, no apartamento onde viva, dias depois.
todos os seus pertencentes ficaram na posse do tal tio do d., cuja intenção era deitar fogo a tudo. no entanto, atendendo às circunstâncias trágicas da morte da senhora, o processo teve que seguir os normais trâmites judiciais, o que demorou um par de anos. durante esse tempo, os bens ficaram no vale da serra, guardados numa anexo. íamos olhando para eles, e imaginando várias potencialidades de aproveitamento. sabem como nós somos: quando vemos um móvel antigo, mesmo que seja no lixo, pensamos logo em novos usos. o tempo passou, os bens não foram reclamados, e nós acabámos por ficar com tudo.
que desperdício se esta pequena mesa tivesse acabado os seus dias numa fogueira.
secretamente, imagino a pequena zabi, daqui a uns anos, sentada nesta mesa a fazer os trabalhos de casa. enquanto esse dia não chega, fico com ela para mim e vou desfrutando.


a secretária, não sendo uma peça de valor, tem alguns pormenores distintivos que me fazem gostar particularmente dela: o seu tamanho petit, os cantos decorativos por baixo do tampo e a placa extensível. 
zabi qual john f kennedy jr...lendo florerbela espanca...algo improvável.

as ferragens que vão ser substituídas.

adoro este pormenor da prancha que sai da secretária para um espaço extra.

puxadores metálicos novos
a melhor cera para recuperar madeira. eu fui forreta e usei uma mais barata, mas esta é a melhor. e tem um cheiro delicioso.
papel autocolante para forrar as gavetas: eu escolhi o prateado, dá-lhe um ar cheio de glamour!

4 comentários:

xapati disse...

o facto de a zabi estar a ler florbela não será uma coincidência: combina na perfeição com o tom trágico da história de mademoiselle laurent, que adorei conhecer!
beijinhos

LCO disse...

Gosto do "julgo que era atriz" e da definição um tanto vaga de "artista". Eu cá não tenho grande pena dos dramas protagonizados por Madame! :P

Unknown disse...

Ola!

Onde comprou o papel autocolante prateado?

coisasnumacaixa disse...

Cara Teresa,

Comprei o papel autocolante em Coimbra, na papelaria Giraconta (onde se encontra TUDO!). Mas creio que em qualquer boa papelaria poderá encontrar papel igual.